WORLD ASSOCIATION COOKS SOCIETIES

download

WACS

World Association Cooks Societies

Federação Mundial das Associações de Cozinheiros

Entidade que congrega as Associações de Chefs de Cozinha do mundo inteiro, instância máxima de representação dessa importante, e cada diz mais em voga, categoria profissional, a WACS (World Association Cooks Societies) – Federação Mundial das Associações de Cozinheiros foi fundada em outubro 1928, na Sorbone, em Paris, e seu primeiro presidente de honra foi August Escoffier, o “Rei dos Chefs e o Chef dos Reis”.

A WACS é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, que funciona como uma rede global Associações de Chefs de Cozinha, congregando profissionais de todo o mundo na promoção da arte e da ciência culinária. Atua na defesa dos interesses gerais da profissão, na sua valorização, e tem, como principal objetivo, manter e aprimorar o nível culinário da cozinha global, através da educação, da formação e do desenvolvimento profissional de seus membros em todo o mundo, mediante o intercâmbio de informações, congressos mundiais e concursos gastronômicos internacionais.

Seu quadro de filiados conta, atualmente (março 2006), com 75 Associações de Chefs de Cozinha autônomas, oficialmente reconhecidas pelos governos de seus países para representá-los na WACS, englobando um universo de 10 milhões de profissionais do segmento, em mais de 80 países. Possui, também, outras categorias de sócios, onde se incluem empresas patrocinadoras e grupos de Chefs de países que não possuem uma entidade oficialmente reconhecida, não tendo estes direito a voto. Possui, também, sócios honorários, distinção concedida aos que prestaram valiosos serviços à WACS ou em honra da Arte Gastronômica.

Estrutura Funcional-Administrativa

A sua instância máxima de poder é o Congresso de Associados, composto por um delegado designado por cada uma Associações nacionais filiadas, estando todos os sócios, e também o Comitê Central, sujeitos às suas deliberações. Cabe a ele decidir, por maioria de votos, obtidos em pleito secreto, sobre todas as questões e negócios relevantes para a WACS, onde se inclui eleger a sua diretoria.

O Congresso de Associados se reúne a cada dois anos, nos Congressos Mundiais da Entidade, sendo sempre conduzido pelo Presidente em exercício e organizado pela Associação do país onde acontece o evento.

A administração da WACS fica a cargo de um Comitê Executivo composto pelo Presidente Mundial, eleito pelo Congresso de Associados, um Secretário Geral e um Embaixador, indicados pelo presidente eleito, e um tesoureiro, por tradição, indicado pela Sociedade Suíça de Cozinheiros. Com um mandato de 4 anos, que não pode ser renovado, a menos que nenhuma outra chapa se apresente concorrendo ao posto, o Comitê Executivo tem sua sede administrativa no país do presidente eleito.

O Congresso de Associados também elege um Conselho Diretor, com mandato de dois anos, composto de 5 delegados, cada um representando um continente (com exceção da diretoria da Europa, dividida entre 3 chefs). Cabe ao Conselho Diretor assessorar e preparar, por escrito, proposições e sugestões a serem apresentadas pelo Comitê Executivo ao Congresso de Associados. Entre essas proposições, incluem-se a organização de cursos, palestras, feiras e concursos gastronômicos no âmbito de suas regiões.

O Brasil na Wacs

O Brasil foi aceito como membro da WACS em janeiro do ano 2000, graças ao empenho da Associação Brasileira da Alta Gastronomia – ABAGA, que não mediu esforços para galgar as diversas etapas necessárias para chegar a tão prestigiada posição.

Com um trabalho incansável e determinado de seu presidente, o Chef Jorge Monti de Valsassina, a ABAGA foi conquistando reconhecimento oficial, primeiro na cidade de Sâo Paulo, como membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); depois da ANT (Associação dos Núcleos de Turismo do Estado de São Paulo), e, finalmente, a âmbito federal, da Embratur, como a Entidade Oficial representativa dos Chefs de Cozinha do Brasil e a única autorizada a representar oficialmente o País em eventos e concursos internacionais.

Enfim, ao cabo de quase 5 anos, com o reconhecimento oficial do governo brasileiro, a ABAGA pôde pleitear junto à WACS a inclusão do Brasil no seu quadro de associados. A EMBRATUR, o COMTUR e a ANT enviaram cartas à WACS endossando o pleito da ABAGA.

No dia 26 de janeiro, durante o 29.º Congresso Mundial da WACS, em Maastrichit, Holanda, em votação plenária, os representantes das 62 nações que, até então, compunham a WACS, aceitaram a inclusão do Brasil nos seus quadros, reconhecendo a ABAGA como seu único representante.

A notícia chegou por telefone, dada diretamente pelo então presidente da Entidade, o lendário Chef Bill Gallagher, da África do Sul, e foi muitíssimo comemorada, já que consolidava a posição do Brasil no cenário gastronômico internacional, abrindo um importante leque de opções para a difusão e o aperfeiçoamento profissional da Gastronomia Brasileira.

Quatro anos depois, outro marco histórico na gastronomia nacional: o Brasil conquista um dos importantes cargos da estrutura hierárquica da Entidade, chegando à Diretoria Continental da Wacs nas Américas, com a eleição por unanimidade de votos, do Chef Jorge Monti de Valsassina, no Congresso Mundial de 2004, em Dublin na Irlanda.

O intenso e incansável trabalho realizado pelo Chef Monti nos últimos dois anos, voando pelos céus do Brasil e do mundo em nome da ABAGA e da WACS foi recompensado em março de 2006, com sua reeleição para o cargo de Diretor Continental da Wacs nas Américas. Além desse reconhecimento, uma outra conquista merece grande comemoração: em 2010,  pela primeira vez, nos 78 anos da Entidade, uma cidade da América do Sul – Santiago do Chile, sediou um Congresso Mundial da Wacs, vencendo Praga, Sri Lanka  e Xin Mi, na China Continental .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s