BRUNELLO di MONTALCINO CANALICCHIO DI SOPRA.

7e4c58fe-0a68-4807-9d30-1c0401bb79ed_p

Na Itália, quando se fala em Brunello o assunto é muito sério. A mais importante característica do Brunello di Montalcino envolve a sua produção, herança transmitida ao longo de séculos de tradição. O vinho é resultado de uma vagarosa fermentação, seguido pelo longo envelhecimento em antigos e grandes tonéis de carvalho eslavo. 

Dentre os produtores regulamentados, considero que a vinícola Canalicchio di Sopra está entre as cinco melhores produtoras de Montalcino. Atualmente, a Sra Simonetta, Marco e Francesco Ripaccioli são os responsáveis e seguem a tradição com a terceira geração da família Ripaccioli e é uma das 25 vinícolas que juntas fundaram o Consórcio do Brunello de Montalcino. Faz apenas 3 rótulos, um Rosso de Montalcino, já excepcional, o Brunello de Montalcino, seu impecável ícone, e o raro Brunello Riserva, feito apenas em anos excepcionais e envelhecido por ainda mais tempo. Ou seja, mais fiel à tradição impossível.

Seu brunello é para verdadeiros amantes dos vinhos da região, uma bebida carregada de sabor elegante. A safra 2007, nota 10 para a revista Wine Spectator, é um exemplo disso: foi o melhor Brunello que provei no mercado brasileiro!

Ainda produz a grappa e tem um pequena produção do azeite de oliva Canalicchio.

Notas de degustação:   

Vermelho rubi, com transparência, apresenta aroma intenso e persistente de trufas, rosas, especiarias; na boca é um imenso prazer, com ótimo corpo, boa acidez e taninos aveludados.    

Harmonização:

Harmoniza bem com carnes vermelhas e de caça, e queijos fortes, de preferência um pecorino toscano, da mesma região que o maravilhoso vinho. Mas com um vinho deste porte, talvez eu nem me arriscasse a comer nada, para não estragar esta sublime experiência. 

thumb

Site: http://www.canalicchiodisopra.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s