MILHO… ANTES DO TREINO? OS ALIMENTOS QUE PODEM TURBINAR SEUS EXERCÍCIOS

em
17162692
Veja como comidas típicas da estação podem ser grande aliadas no pré e no pós-treino.

Existem alimentos que são a cara do verão: milho bem novinho na beira da praia, água de coco gelada depois da caminhada, tapioca fresquinha no café da manhã. Mas você sabia que eles podem ser grandes aliados nas dietas pré e pós-treino no verão?

A nutricionista Marina Fernandes Cargnin listou os alimentos da estação quem podem ser consumidos antes e depois dos exercícios físicos. 

Pré-treino

Milho – O milho é um cereal e, por isso, é rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia. Por ser um carboidrato complexo, alivia a vontade de comer doces proporcionando mais saciedade, além de evitar a sensação de fome durante o treino. O milho é rico em ácido fólico, que é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardíacas por reduzir os níveis de homocisteína. Além disso, é um alimento rico em vitamina B1 (tiamina), conhecida como a vitamina da memória, por participar dos impulsos nervosos que fazem as transmissões entre neurônios.

Melancia – Além de ser uma fruta típica da estação, saborosa, refrescante e com muita água, ela ainda é rica em vitaminas A, B6 e C. A vitamina A é importante para a saúde ocular e também aumenta as ações de combate à infecção dos glóbulos brancos. A vitamina B6 ajuda na produção de anticorpos, que são parte fundamental do sistema de defesa do corpo humano.

Açaí – Fruta rica em antocianina, substância que ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame. O açaí também é rico em vitamina E, que combate o envelhecimento das células, possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino. Pode ser combinado com outro tipo de fruta ou cereal como granola para alimentar a oferta de energia ao longo do treino.

Água de coco – Pode ser uma opção para antes ou depois do treino. Rica em nutrientes e minerais, a água de coco é conhecida principalmente por hidratar o corpo. Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Ela é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

Pós-Treino
Depois da atividade física, é importante reidratar o corpo, além de consumir alimentos que possam acelerar o processo de recuperação do corpo. São eles:

Peixes magros – Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma carne de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo, porque o peixe é rico em ômega 3, componente importante para todos esses processos. Uma ótima opção de proteína sem gordura e de fácil de digestão nesse época de temperaturas mais elevadas.

Vitamina de morango – O morango é uma fruta riquíssima em vitaminas e minerais, além de ser de ser uma fruta de baixo teor calorico. Pode ser combinado com leite em pó ou leite desnatado para aumentar o valor protéico do shake. Possui cálcio, mineral fudamental para a contração muscular, além de essencial para a transmissão nervosa e a coagulação do sangue.

Tapioca – Rica em carboidratos, é opção bem conhecida no verão por ser prática e leve para os dias de mais calor. A tapioca não tem glúten, porém, por não ter fibras, possui alto índice glicêmico, sendo mais indicada para fase do pós-treino. Pode ser combinada com frutas, geleias, ou com uma fonte magra de proteína, como queijos brancos, vegetais cozidos, como brócolis ou espinafre, ou até mesmo com frango desfiado ou ovos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s