HALOUMI: O QUEIJO QUE UNE GREGOS E TURCOS!

em

 

O queijo halloumi: do Chipre para o mundo Foto: FLORIAN CHOBLET / AFP

O queijo halloumi: do Chipre para o mundo

RIO – Um tipo de queijo está unindo as comunidades grega e turca quarenta anos depois que o Chipre foi dividido por um conflito sangrento. Cada vez mais popular, até na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, o haloumi passou a ser produzido por fabricantes de outros países, o que fez com que os dois lados deixassem de lado suas desavenças para proteger seus negócios.

Feito tradicionalmente a partir de uma mistura de leites de ovelha e de cabra, o queijo pode ser consumido grelhado ou mesmo frito, perfeito para acompanhar um churrasco.

Em julho passado, o governo pediu à União Europeia para conceder ao haloumi a Denominação de Origem Protegida (DOP). Isso significa que, tal como acontece com a mozzarella italiana ou o feta grego, apenas os queijos fabricados naquela determinada área e usando certos métodos poderão usar o nome haloumi.

“O que estamos esperando é mais proteção sobre o nome para que outros países não possam copiá-lo – como na França eles têm o queijo Roquefort,”, disse Yiannos Pittas, um cipriota grego cuja família tem produzido o queijo desde a década de 1930, à agência de notícias AFP.

O haloumi já se tornou o segundo produto mais exportado pelo Chipre, trazendo ao país mais de 76 milhões de euros.

“Nós precisamos obter este registro o mais rápido possível. É para o bem da ilha, porque agora chegam produtores de toda parte do mundo – Canadá, Austrália, Alemanha…”, disse Ali Cirali, o chefe da Câmara Cipriota Turca de Indústria.

As autoridades esperam que o processo de registo seja concluído até o verão europeu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s