CAPIM SANTO.

A GASTRONOMIA DA CHEF MORENA LEITE NATURALMENTE.

Capim-santo, também conhecido como capim-limão, capim-cidreira e capim-cheiroso, dá um excelente chá digestivo, muito utilizado em regimes de emagrecimento e contra a insônia. Mas para quem conhece e saboreia a alta gastronomia, Capim Santo, da Chef Morena Leite, é simplesmente um dos melhores restaurantes da culinária brasi- leira contemporânea. Com unidades em São Paulo e em Trancoso, no sul da Bahia, onde se originou, em 1985, o restaurante é uma referência de uma cozinha natural, preparada com técnicas francesas e ingredientes 100% nacionais.

078-1

“Há sabores muito especiais no Brasil e queremos mostrá-los de forma criativa, além de extrair o máximo de sabor de combinações e ingredientes”, define Morena Leite, que tem o título de Chef de Cuisine e Patisserie – Le Cordon Bleu Paris, mas que cresceu entre as panelas do restaurante inaugurado por seus pais em Trancoso, até buscar, aos 17 anos, uma formação mais ampla e sólida em Paris. “Estudei na Cordon Bleu pela técnica, mas meu trabalho é muito mais emocional. Gosto de brincar com os sentidos, explorar sabores e revisitar pratos tradicionais”, afirma ela.

078-2

Quem já experimentou seus pratos criativos, naturais e generosos sabe muito bem do que Morena está falando. Enquanto a matriz de Trancoso tem o comando de sua mãe, Sandra, em São Paulo, mais precisamente na Vila Madalena, a chef é quem reina: o restaurante paulistano apresenta em seu menu diversas referências regionais, com temperos e ingredientes da culinária brasileira, preparados com toques fusion – uma tendência mundial da alta gastronomia. Há diferenças entre ambos, mas também muitas interseções, como o apego à qualidade e origem natural dos ingredientes, e alguns pratos que são símbolos do Capim Santo, como o brigadeiro de capim santo, que é de se comer rezando, é claro!

079-2

Morena Leite é uma referência na cozinha brasileira contemporânea, mas sua fama transcende as panelas do Capim Santo. Em 1999 ela abriu a unidade paulistana do restaurante da família e um ano depois começou a dedicar boa parte de seu tempo dando aulas, transmitindo seus sabores e saberes, receitas e criações, o que se tornou uma grande paixão em sua vida. E mais: a chef escreveu três livros sobre gastronomia e está lançando o quarto: “Mistura Morena”, onde apresenta suas receitas favoritas, utilizando frutas e raízes tupiniquins, com direito a DVD com vídeo-receita, que tem traduções para inglês, francês e alemão. É pouco? Nos próximos três anos, ela tem planejado o lançamento de três livros!

 079-3

Mais? Tem! Morena comanda três restaurantes (Capim Santo, Santinho MCB, Santinho Tomie Ohtake), o Buffet Capim Santo, a Escola Sabores e Saberes e se você acha pouco, desenvolve sua responsabilidade social por meio do Instituto Capim Santo, que oferece aulas de gastronomia para jovens de comunidades carentes, ajudando-os a ingressarem no mercado de trabalho. Em Trancoso, o Instituto já formou quase 200 jovens e há aulas também na capital e no litoral norte paulista. 

079-4

Mas é na beira de um fogão que Morena é essencialmente feliz e onde cria seus pratos magnificamente sim- ples, saborosos e especiais. Ela considera que grande parte de seus conhecimentos vem de viagens e credita seu sucesso a um tripé que liga a cozinha saudável às técnicas francesas e aos ingredientes genuinamente brasileiros. Seu maior segredo, porém, é outro. “Cozinho com amor, técnica, planejamento e intuição”, diz ela.

079-6

079-1 

Serviço

Capim Santo
Al. Ministro Rocha Azevedo, 471
Jardins – S‹o Paulo – Brasil
Tel. [11] 3089-9500
www.capimsanto.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s