D.O.M.

dom01022010_filipearaujo_ae600

A sabedoria popular ensina que gosto não se discute; no máximo, se comenta. Mas quem há de contestar os fatos? O D.O.M. Restaurante, de Alex Atala, acaba de ser eleito, pelo nono ano consecutivo, um dos 50 melhores restaurantes do mundo. A casa ficou na sétima colocação, pelo quarto ano consecutivo, e também recebeu o título de melhor restaurante da América do Sul. Se não bastasse tamanho feito, Alex Atala conquistou o prêmio “Chefs Choice Award”, ou seja, foi considerado o melhor do mundo, na opinião dos chefs participantes da eleição. A premiação é da revista inglesa Restaurant Magazine, e é considerada o Oscar da gastronomia.

“Eu e minha equipe estamos honrados com essa homenagem de colegas que admiramos imensamente e que nos inspiram. Espero que o nosso reconhecimento traga consciência aos nossos governantes e embaixadores de quanto a gastronomia vem representando nosso país e carece de apoio para essa nova geração de chefs.

Com incentivo e suporte, não só os chefs, mas as cadeias produtivas podem ser transformadoras, e levar a cozinha do Brasil a um patamar ainda mais alto”, comentou Atala, emocionado e muito consciente da importância desta premiação.

O D.O.M. Restaurante, localizado no Jardins, em São Paulo, de fato oferece aos seus clientes uma experiência única em gastronomia. Inaugurado em 1999, a casa fez história ao se propor ser um restaurante contemporâneo de cozinha autoral, que desvendasse os sabores e mistérios da cozinha nacional e de seus ingredientes. Quem, na alta gastronomia, sabia o que era tucupi, pupunha e cupuaçu, entre tantos ingredientes
brasileiríssimos? A fama de D.O.M. e do seu criador atravessou fronteiras, o restaurante conquistou incontáveis prêmios, serviu de referência para uma nova geração de chefs país afora, e desde 2006 frequenta a lista do “Restaurant Magazine” muito justamente.

“Com incentivo e suporte, não só os chefs, mas as cadeias produtivas podem ser transformadoras, e levar a cozinha do Brasil a um patamar ainda mais alto.”

bc-04-dom-03

Até no projeto arquitetônico do restaurante, o D.O.M. inovou. O ambiente é marcado por tons de bege, marrom e preto, com madeira e cerâmica, e abriga diversas obras de artistas nacionais, que convivem harmoniosamente, por exemplo, com um lustre Baccarat, assinado por Philippe Starck. Desde abril de 2013, a casa passou a oferecer no jantar exclusivamente um menu-degustação, em três versões: quatro etapas, oito etapas e reino vegetal. São cardápios que mudam com a estação, e que surpreendem os mais experimentados gourmets.

Lá se vão 14 anos, e o D.O.M. parece não deitar sobre a fama. Fiel à proposta gastronômica original, com dedicação a um número limitado de clientes, a casa de Alex Atala segue soberba e desafiadora, transformando ingredientes verde-amarelos em uma gastronomia contemporânea e única no mundo inteiro.
Gosto não se discute, e os títulos de D.O.M. e Alex Atala também.

bc-04-dom-04

Serviço

D.O.M.
Rua Barão de Capanema, 549
Jardim Paulista, São Paulo, Brasil,
tel. (55 11) 3088-0761.
www.domrestaurante.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s