A MAIOR DE TODAS AS JOIAS DA COZINHA:
Uma trufa branca de 1,89kg foi encontrada na Úmbria, região no centro da Itália. É a maior trufa de todos os tempos, destronando sua antecessora, que já estava no Guiness Book e foi vendida por mais de 400 mil dólares em 2010. O dono da nova trufa recordista esperava conseguir 1 milhão de dólares pela joia recém-descoberta, mas, mesmo com o recorde batido com louvor, a trufa foi a leilão pelo preço inicial de 50 mil dólares e arrematada por “apenas” 61.250 dólares.
Mas porque a trufa é tão idolatrada na alta culinária? Ela é mais feia que uma batata ou qualquer outro tubérculo; é um corpo frutífero formado por fungos debaixo da terra, normalmente próximo a raízes de carvalho; e é “caçada” por porcos ou cães treinados (e devidamente “roubada” pelos humanos antes que os bichos a devorem). Pra completar, a trufa branca tem um aroma que muitos associam ao cheiro do gás de cozinha… Pois é. Mesmo assim um ingrediente nunca foi tão reverenciado por chefs e comensais de todo o mundo e chamada por especialistas de “o diamante da cozinha”.
Mas porque a trufa é tão idolatrada na alta culinária? Ela é mais feia que uma batata ou qualquer outro tubérculo; é um corpo frutífero formado por fungos debaixo da terra, normalmente próximo a raízes de carvalho; e é “caçada” por porcos ou cães treinados (e devidamente “roubada” pelos humanos antes que os bichos a devorem). Pra completar, a trufa branca tem um aroma que muitos associam ao cheiro do gás de cozinha… Pois é. Mesmo assim um ingrediente nunca foi tão reverenciado por chefs e comensais de todo o mundo e chamada por especialistas de “o diamante da cozinha”. A temporada das trufas não dura muito, costuma ir de outubro a dezembro. Com sorte você ainda pode apreciar deliciosos pratos com o diamante da cozinha em alguns dos melhores restaurantes aqui do Brasil, que costumam importá-las e incluí-las no menu de outubro a dezembro.
