CERVEJAS DE MARINGÁ SÃO DESTAQUES NO CONCURSO BRASILEIRO DE CERVEJAS.

em

CERVEJAS DE MARINGÁ SÃO DESTAQUES EM FESTIVAL

 

O dia 10 deste mês ficará marcado na história da produção de cerveja artesanal em Maringá. Araucária, Cathedral e Redcor foram premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado anualmente em paralelo ao Festival Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, Santa Catarina. Cervejarias de todo o país inscreveram para o concurso 874 rótulos, de 117 estilos diferentes de cerveja, que foram julgados por conceituados especialistas e sommeliers.
A cerveja Ryequeoparta, desenvolvida pela Redcor e produzida em parceria com a Araucária, foi eleita a terceira melhor cerveja do ano e recebeu medalha de ouro na categoria “Rye Beer with or without Yeast”. A grande campeã da premiação foi a BasiliCow, da Seasons, de Porto Alegre, seguida da Jean Le Blanc, da Bastards, tradicional cervejaria de Curitiba, que ficou em segundo lugar.
Outro rótulo da Araucária que recebeu destaque foi a Gralha Azul, medalha de bronze na categoria “Extra Special Bitter”. Da Cathedral, levaram medalhas de prata e bronze, respectivamente, as cervejas Apocalipse e Helles Bock, nas categorias “Imperial Stout” e “Heller Bock/Maibock”.
“É indescritível a sensaçāo de ter um trabalho reconhecido. Sāo muitos anos de trabalho materializado neste prêmio, anos de empenho e estudo”, conta o engenheiro químico Rodrigo Frigo, sócio da Araucária. Para ele, o reconhecimento vem acompanhado de responsabilidade. “Agora teremos trabalho em dobro”, diz. 
Rodrigo Frigo e Andressa Modolo, da Araucária, com o título em mãos, representando também a Redcor (Foto: Arquivo pessoal)
David Redmerski Junior, sócio da Redcor, diz que não esperava tal resultado. “O nível das cervejas inscritas sempre é muito alto. O pessoal manda as cervejas artesanais feitas com mais capricho, com os melhores ingredientes. Não esperava, de jeito nenhum, termos a terceira melhor cerveja da festa”, revela. A receita da Ryequeoparta leva, além da cevada, o centeio, cereal pouco utilizado na fabricação de cerveja. 
“Nossa cervejaria é muito pequena, muito nova e contamos com limitação tecnológica, mas mesmo assim fomos recompensados”, diz Daniel Chaves, sócio da Cathedral. Ele diz encarar a premiação como um grande fator motivacional para seguirem em busca de um produto de alta qualidade. “As medalhas foram a comprovação de que temos potencial e que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda temos muito o que aprender”, diz.
Daniel Chaves é sócio de Guilherme Palu e Marcelo Baptistella na Cathedral, fundada há pouco mais de um ano. Com olhares críticos sobre as próprias cevejas, eles dividem as responsabilidades inerentes ao funcionamento da fábrica, do administrativo à limpeza pesada. “Colocamos toda nossa energia no projeto. Se não fosse pela nossa amizade e pela paixão pelo negócio, talvez não estaríamos recebendo esses prêmios”, diz.
Só alegria: os sócios da Cathedral durante a premiação (Foto: Arquivo pessoal)
O Paraná é um conhecido celeiro de produção artesanal de cerveja, principalmente a região metropolitana de Curitiba. De acordo com Redmerski, a premiação de fábricas maringaenses no mais conceituado concurso cervejeiro do país abrirá portas. “O que aconteceu em Blumenau pode acabar revelando Maringá nesse cenário, que é crescente e vem conquistando cada vez mais gente, mesmo sem contarmos com investimento massivo de mídia”, diz. “Estamos muito felizes em contribuir com a entrada de Maringá na cena cervejeira brasileira”, diz Chaves.
Renata Mastromauro | Publicado em 11/03/2015 |
felizes em contribuir com a entrada de Maringá na cena cervejeira brasileira”, diz Chaves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s