CULINÁRIA PARANAENSE, SABORES E RIQUEZAS DE MUITAS TERRAS.

em

Estamos acostumados a saborear a famosa gastronomia mineira e a gastronomia do Nordeste, ambas com pratos muito ricos em ingredientes e sabor. Isso sem falar nos inúmeros pratos importados, como as massas italianas e os hambúrgueres americanos.

Porém, outros estados e regiões brasileiras também possuem sua herança gastronômica, mas não são muito divulgadas e acabamos às vezes nos esquecendo ou nos perguntando quais são as comidas típicas de determinados lugares.

Para acabar com uma dessas dúvidas, fizemos uma seleção dos pratos típicos do Paraná, que possui deliciosas iguarias!

Influência europeia

O Paraná foi ocupado por uma infinidade de imigrantes, sejam eles italianos, japoneses ou alemães. Porém, a maior influência no estado veio da imigração de poloneses e ucranianos, que além de alguns costumes, trouxeram ao Paraná muitos de seus pratos típicos.

Da parte dos poloneses, contamos com o pierogi, uma massa cozida e recheada com batata e requeijão e osbigos, um tipo de carne de porco cozida em pedaços com chucrute. Já os ucranianos incrementaram a culinária paranaense com pratos típicos de inverno, como o borscht.

, Que é uma sopa de beterraba, repolho, costela de porco defumada e creme de leite, tudo isso servido com broa de centeio.

Comida típica

Barreado

O barreado é o carro-chefe da gastronomia paranaense. Conta a história que ele era preparado por índios carijós, também fabricantes da panela de barro, e acabou se tornando típico da culinária do estado, principalmente no litoral.

O barreado é feito com cortes menos nobres de carne bovina, como acém e músculo, que, junto com outros ingredientes, são cozidos em uma panela de barro por mais ou menos 12 horas, com a panela “barreada” – vedada – com uma massa de farinha de mandioca e água, evitando que o vapor escape.

Assim que essas 12 horas se vão, o que vemos são os pedaços de carne se desmanchando em meio a um delicioso molho. De acompanhamento, farinha de mandioca, banana e rodelas de laranja são servidas.

Pratos tropeiros

Em meio aos séculos XVIII e XIX, o Paraná passava pelo auge do tropeirismo, e um dos costumes dos tropeiros era carregar para todos os lugares alimentos não perecíveis, como charque, milho, farinha de mandioca, toucinho, arroz e feijão. A partir destes ingredientes eram feitas misturas na hora das refeições, que acabaram se tornando pratos típicos como o arroz de carreteiro

e o feijão tropeiro.

Pinhão

O pinhão pode ser uma comida presente nas festas juninas por todo o Brasil, mas o estado que mais está relacionado às Araucárias e à semente que elas dão sem dúvida alguma é o Paraná.

Já desde a época em que os índios locais habitavam as terras paranaenses, o pinhão é utilizado não apenas para ser comido assado, mas sim servindo como parte de muitas receitas, tradição cada dia mais forte.

Comida típica

É possível encontrar a iguaria na tradicional e deliciosa receita de Frango com Polenta , ou então Bolinho de Pinhão e, até mesmo, na Conserva de Pinhão. Ou seja, a semente é um alimento altamente versátil, combinando com todos os tipos de pratos.

Pinhão que é uma das referências à culinária do Paraná.

Churrasco de chão

O churrasco pode ser a comida típica dos gaúchos, mas no Paraná ele foi adaptado com as mais variadas carnes e formas de assar. Há, inclusive, diversas festas no estado em que o personagem principal são as carnes assadas. Um exemplo é o Boi no Rolete,

Em que o boi é assado quase que inteiro, em fornos especiais, por mais de 12 horas. Há festas de Boi no Rolete espalhadas por todos os cantos do estado.

Outra festa famosa é a do Carneiro no Buraco, talvez a mais popular de todas. Tão popular que dificilmente um morador do estado – principalmente se residir mais ao norte – vai dizer que nunca foi a uma festa dessas. Esse costume de cozinhar a carne em um buraco vem desde os índios que viviam na região da cidade de Campo Mourão, para eles, uma forma de evitar queimadas e manter a carne boa por mais tempo. Como acompanhamentos vêm pirão, arroz branco e salada.

comida típica

Caso queira conhecer mais sobre a culinária paranaense, vai aí minha sugestão:

LIVRO CULINÁRIA PARANAENSE de Eduardo Sganzerla e Jan Strasburger.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s