Praga, a capital da República Checa, é um dos destinos mais fascinantes da Europa. Não é à toa que o local é considerado uma das cidades mais divertidas do mundo e uma das mais românticas. Sua atmosfera mescla o passado secular com elementos contemporâneos de uma metrópole, com pontos turísticos imperdíveis. As influências cosmopolitas também se traduzem na gastronomia, reunindo alguns dos restaurantes mais deliciosos e sofisticados.
Algumas das opções exclusivas para uma boa refeição ficam nos hotéis mais luxuosos de Praga. Um exemplo é o CottoCrudo, com gastronomia italiana premiada e localizado dentro do cinco estrelas Four Seasons. Durante o verão, os clientes podem sentar no terraço do local, com uma vista bem bonita da cidade. Já o The Alcron, um dos melhores lugares para comer frutos do mar, está situado dentro do Radisson Blu Alcron Hotel; enquanto que o Coda, com gastronomia contemporânea, fica no Aria Hotel.
Um dos restaurantes de maior destaque é o La Degustation Bohême Bourgeoise, com duas estrelas Michelin. Comandado pelo chef Oldrich Sahajdák, ele traz gastronomia contemporânea mesclada com temperos checos. Para opções exóticas, a dica é ir no Siddharta Cafe, que mistura especialidades europeias com sabores asiáticos em um ambiente decorado com cores vibrantes.
Confira abaixo as melhores opções de restaurantes em Praga:
CottoCrudo: localizado dentro do hotel Four Seasons , no centro da cidade, o restaurante italiano é comandado pelo chef Luca de Astis. Seu nome significa “cozido e cru”, pois, além de ter o menu da Itália, possui um bar com comidas cruas. As especialidades são a cozinha mediterrânea e das regiões da Toscana e Piedmont. Uma das entradas mais famosas é a muçarela à milanesa com salada de chicória, anchovas e azeitonas. Durante o verão, os clientes podem fazer as refeições no terraço, tendo uma vista ainda mais bonita do Rio Vltava.
George Prime Steak: situado no coração do centro histórico de Praga, o restaurante tem como objetivo servir a melhor carne da cidade no estilo norte-americano. As carnes são preparadas de forma totalmente natural, sem o uso de animais com hormônios e antibióticos. Um dos destaques é o corte chamado de “aging”, uma carne maturada durante 30 dias e disponível apenas nos finais de semana.
The Alcron: com uma decoração sofisticada inspirada nos anos 1920, o restaurante é considerado um dos melhores da cidade com especialidade em frutos do mar. Comandado pelo chef Roman Paulus o The Alcron recebeu uma estrela Michelin por seu cardápio delicioso. Um dos destaques é o polvo cozido lentamente com uma emulsão de chouriço, azeitonas pretas e alcaparras crocantes. O restaurante está situado dentro do hotel Radisson Blu Alcron Hotel, situado no centro histórico.
La Degustation Bohême Bourgeoise: o restaurante é um dos mais bem conceituados de Praga e possui duas estrelas Michelin. A filosofia do local é que a comida é igual música: é preciso harmonizar os tons e sabores. Com especialidades checas, ele é comandado pelo chef Oldrich Sahajdák e tem bebidas pensadas pelo somelier Roman Novotný. O menu funciona com duas opções, a “Degustation du Chef”, preparado com produtos sazionais, e o “Manu Degustations Bohême Bourgeoise”, com uma seleção que mescla gastronomia contemporânea com especialidades dos séculos 19 e 20.
La Finestra: com uma cozinha envidraçada é possível observar o chef Tomáš Černý preparando os deliciosos pratos com especialidades italianas e carnes. Além disso, a propriedade possui uma das maiores adegas com vinhos italianos em toda República Checa. Um dos destaques é a carne de porco crocante com molho de alho, croquete de chouriço e molho de maçã verde.
Siddharta Cafe: o sofisticado restaurante possui decoração moderna, assim como seus pratos que são de especialidades contemporâneas mesclados com gastronomia europeia e asiática. A propriedade está localizada dentro do hotel cinco estrelas Buddha-Bar Hotel. Um dos pratos mais pedidos no local é o Nasi Goreng, arroz frito com rolinhos de ovo e camarões grelhados no molho de tamarindo e leite de coco.
Coda: localizado no coração do centro histórico, dentro do hotel cinco estrelas Aria Hotel, o restaurante é comandado pelo chef David Šašek. O ambiente luxuoso foi projetado pelos arquitetos italianos Rocco Magnoli e Lorenzo Carmellini. A especialidade é de gastronomia contemporânea usando produtos sazonais e frescos. Há a opção de dois menu degustação e opções à la carte. Durante o verão, os clientes podem fazer as refeições no terraço com vista panorâmica de Praga.
Fonte: Pure Viagem.