PROCON AUTUA RESTAURANTES BADALADOS NO RIO.

Procon autua sete restaurantes chiques do Rio

Todos os estabelecimentos autuados estão localizados na Zona Sul. No restaurante Oro, no Leblon, os fiscais descartam 27kg de hambúrgueres.

Rio – O Procon retomou nesta terça-feira, a Operação Ratatouille, que visa fiscalizar restaurantes requintados no estado do Rio. Dos dez restaurantes vistoriados, sete deles foram autuados por diversas irregularidades. Foram descartados pelos fiscais 53kg e 115g de alimentos impróprios ao consumo.
O caso mais grave foi do Restaurante Oro, no Leblon, em que os fiscais descartaram cerca de 30kg de produtos vencidos.

Dos 29kg e 500g de produtos vencidos descartados pelos fiscais na filial do Leblon do Restaurante Oro, 27kg era de hambúrgueres. Já no restaurante Garden, de Ipanema, havia 14kg e 200g de produtos impróprios ao consumo entre massas e recheios sem identificação do prazo de validade e 2kg de picles vencidos. O seu certificado de dedetização também estava vencido e, na cozinha, as condições de higiene eram péssimas, com lixeiras sem pedal. As geladeiras da cozinha e do bar estavam sem funcionar e sem o sistema de vedação.

Alimentos armazenados irregularmente foram encontrados em restaurantes

Foto:  Divulgação

Os restaurantes Artigiano e Anna Ristoranti, localizados em Ipanema, foram autuados por não apresentar o certificado de Corpo de Bombeiros. Os fiscais deram prazo de 48 horas para apresentação do documento na autarquia. Já o restaurante Lasai, em Botafogo, quatro extintores e o alvará de funcionamento estavam vencidos. Os fiscais determinaram um prazo de cinco dias para apresentar um novo certificado a autarquia, caso contrário ele será interditado.

No Margutta, em Ipanema, havia um extintor vencido e outro sem especificação de seu prazo de validade. O estabelecimento não apresentou os certificados do corpo de bombeiros e de dedetização. O certificado de potabilidade da água estava vencido desde setembro do ano passado. Foi determinado o prazo de 48 horas para apresentação desses documentos na sede da autarquia ou o estabelecimento será interditado.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Restaurante Otto (Rua Mariz e Barros, 1050 – Tijuca); Restaurante Mee (Copacabana Palace) e Restaurante Le Pré Catellan (Hotel Sofitel).

A última ação da operação havia sido realizada em 30 de março. Naquela oportunidade, dez dos 15 restaurantes visitados foram autuados e foram descartados 241kg e 485g de alimentos e 144 litros de bebidas impróprios ao consumo.

Balanço da Operação Ratatouille

1 – Anna Ristorante (Av. Epitácio Pessoa, 204 – Ipanema): Lixeira sem pedal na área de cozinha. Extintor sem especificação de data de validade. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação, sob pena de interdição.

2 – Garden (Visconde de Pirajá, 631 B – Ipanema): Freezer da cozinha em más condições de higiene com produtos armazenados sem a devida proteção.Geladeira da cozinha e área de bar não está funcionando, inclusive sem sistema de vedação. Lixeiras sem pedal na área de cozinha e área de bar. Certificado de dedetização vencido em 05/04/15, prazo de 48h para apresentação na sede da autarquia. Sem especificação encontrados na cozinha: 2kg de massa de pizza; 1kg de massa de ravióli; 500g de massa de pastel; 5kg de carne; 1kg de queijo padrão; 1kg e 700g de maionese; 1kg de pasta de berinjela. Vencido encontrados na cozinha: 2 kg picles vencido.

3 – Restaurante Artigiano (Rua Epitácio Pessoa, 204 – Ipanema): Produtos sem especificação: 3kg e 700g de parmesão; 1kg e 900g de presunto; 375g de muçarela. Ausência do CDC para consulta. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação, sob pena de interdição.

4 – Lasai (Rua Conde Irajá, 191 – Botafogo): Vencidos: Quatro latas soda limonada, 1lata de água tônica, 6L de chope engarrafado; 700ml de molho inglês; 100gramas de doce de banana; 150 gramas de tutano. Sem especificação: 450gramas língua bovina; 140gramas queijo; 300 gramas de bolo de fubá; 1 kg e 600g de presunto cru. Alvará de funcionamento vencido. Dado prazo de cinco dias para apresentação do novo. Quatro extintores vencidos em fevereiro de 2015.

5 – Margutta (Rua Henrique Dumont, 62 – Ipanema): Lixeiras sem pedal de acionamento na área da cozinha. Extintores sem especificação de validade e um único, na área da escada, vencido em março de 2015. Ausência do certificado de dedetização, prazo de 48h para apresentação na sede da autarquia. Certificado de potabilidade da água vencido em 19/09/14, prazo de 48h para apresentação na sede da autarquia. Ausência do certificado do corpo de bombeiros. Prazo de 48h para apresentação, sob pena de interdição.

6 – Entretapas (Rua Conde de Irajá, 115 – Botafogo): Piso da cozinha quebrado. Prazo de 20 dias para reparo. Uma lixeira sem acionamento por pedal.

7 – Oro (Rua Frei Leandro, 20 – Lagoa): Vencidos: 1kg castanha de caju; 27kg de hambúrguer; 1kg e 300g de recheio de carne seca; 200 gramas de carne de porco.

Fonte: O Dia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s