MILÃO: OS MELHORES RESTAURANTES DA CIDADE ITALIANA
Um dos destinos mais visitados do mundo, Milão, na Itália, é uma cidade imperdível. Não é à toa que ela foi eleita o primeiro dos 52 lugares para conhecer em 2015 eleitos pelo “New York Times”. O local cosmopolita mistura atrações históricas com o ritmo vibrante de capital da moda, recebendo influências de todas as partes do mundo. Por conta disso, sua gastronomia também é diferenciada, com especialidades milanesas mescladas com toques contemporâneos, reunindo restaurantes de dar água na boca.
Um dos lugares mais famosos para ter uma refeição maravilhosa é o Ristorante Giacomo. Apesar de ter sido fundado em 1958, o local tem um cardápio que está sempre sendo atualizado com novas criações do chef Giacomo Bulleri. Além disso, ele é um dos lugares preferidos das celebridades para jantar, como o estilista Giorgio Armani. No Savini, por sua vez, a experiência já começa antes de entrar no restaurante, pois ele está localizado dentro de um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Galeria Vittorio Emanuele II.
Quem quer um menu mais moderno não pode deixar de ir no Ristorante Cracco, comandado pelo chef veneziano Carlo Cracco. As receitas italianas ganham uma nova forma com os toques contemporâneos e o estabelecimento já ganhou diversos prêmios de excelência. Outra opção é o Sadler, com criações do chef Claudio Sadler e premiado com duas estrelas Michelin.
Confira abaixo as melhores opções de restaurantes em Milão:
Ristorante Giacomo: depois de anos de experiência na região da Toscana, o chef Giacomo Bulleri se mudou para Milão e abriu o restaurante em 1958. Atualmente, o estabelecimento oferece uma das melhores refeições da cidade, sendo reconhecido internacionalmente. A decoração do local é outro atrativo, com móveis de época, chão de mosaicos e muito luxo. Seu cardápio com especialidades em frutos do mar é um dos preferidos por italianos famosos, como o estilista Giorgio Armani. Não deixe de provar o linguini com camarões e flor de abobrinha. Dependendo da estação do ano, há ingredientes especiais no cardápio como trufas brancas e cogumelos porcini.
Ristorante Cracco: comandado pelo chef veneziano Carlo Cracco, o restaurante possui um cardápio que mescla especialidades de Milão com toques contemporênaos. O local serve uma das refeições mais deliciosas da cidade e já ganhou diversos prêmios, como duas estrelas Michelin e o selo de um dos 100 melhores do mundo pela marca San Pellegrino. Um dos pratos mais pedidos é a vitela milanesa, além do bacalhau negro com toques de mel, café e brócolis.
Bice: inaugurado em 1939 como uma pequena taverna, o tradicional restaurante teve início com a chef Beatrice Mungai. É um dos melhores lugares para quem quer comer uma massa italiana tradicional, com especialidades toscanas. Todas as massas são feitas no próprio restaurante e um dos destaques vai para o taglioni com fungui porcini fresco. O local também oferece almoço executivo durante a semana. Hoje, o estabelecimento é administrado pelos netos de Beatrice, Robert, Beatrice e Vincent.
Sadler: comandado pelo chef Claudio Sadler, o restaurante possui duas estrelas Michelin e um cardápio que recria as receitas tradicionais italianas. Um destaque é que ele faz parte do “Le Sorte”, uma associação que só inclui os estabelecimentos que servem a verdadeira comida típica da Itália. A melhor forma de provar as criações do chef é pedindo o menu degustação. Uma das especialidades é o farfalline com vegetais da estação, lula e lagosta, além do coelho cozido com limão, quinoa crocante, presunto e salsa, alho em pó e batatas com canela.
Erba Brusca: o charmoso restaurante tem a proposta de levar à mesa os produtos frescos colhidos em sua horta ou oriundos de pequenos produtores. Alguns dos pratos mais famosos são o tartar de carne de cavalo, acompanhado de salada de ervas e groselha negra, além do nhoque com tomate cereja, menta e canela. Há também a opção de pedir o menu degustação com quatro ou seis etapas. O Erba Brusca foi fundado pela chef Alice e seu irmão Danilo, e funciona com apoio de outros chefes renomados.
Savini: o restaurante tradicional, inaugurado em1884 fica dentro de um dos principais pontos turísticos de Milão, a Galeria Vittorio Emanuele II. Comandado pelo chef Giovanni Bon, o estabelecimento é uma das opções mais exclusivas para comer na cidade. Nele, as receitas tradicionais italianas ganham toques contemporâneos com um cardápio variado. Um dos destaques é o ragu de carne de pato com trufas brancas.
Pissaco: com um cardápio que recria receitas tradicionais com toques contemporâneos, o restaurante oferece uma cozinha milanesa moderna. O ambiente é sofisticado e algumas das especialidades são o risoto à milanesa com ragu de vitela e o gaspacho com vegetais crocantes e fatias de muçarela de búfalo.