VENEZA: OS MELHORES RESTAURANTES DA CIDADE.
Veneza, na Itália, é cheia de encantos. Suas ruelas estreitas cortadas por canais, prédios históricos e clima de romance fazem dela um dos lugares mais charmosos do mundo e um dos melhores destinos da Europa. Depois de visitar as atrações, admirar as belíssimas praças e ir aos museus, complemente o passeio com as opções excelentes de restaurantes que a cidade oferece.
Apesar da Itália ser um país conhecido por seus vinhos e sua gastronomia deliciosa, comer bem em Veneza não é fácil. Já é complicado se localizar nas ruas estreitas que parecem labirintos, deixando os turistas de primeira viagem bem confusos. Além disso, como é uma das cidades mais visitadas do mundo, há diversas armadilhas para quem está morrendo de fome e não conhece os melhores endereços, acabando em locais com preços elevados e comidas sem qualidade.
Por conta disso, ao preparar o roteiro para a cidade, além de escolher as melhores opções de hospedagem, não deixe de incluir os restaurantes mais gostosos para não cair em furada. A especialidade de Veneza é, principalmente, de frutos do mar, que podem ser encontrados nas chamadas de “osterias”. Para um lanche ou um drinque no final da tarde, os “bacaretos” são a melhor opção, com petiscos venezianos deliciosos. É claro que as “trattorias” também não podem ficar de fora, com as maravilhosas massas italianas.
Confira abaixo os melhores restaurantes de Veneza:
La Zucca: o restaurante está localizado próximo à praça San Giacomo no bairro de Santa Croce, que é pacato e sem o vai e vem de turistas das outras regiões de Veneza. O ambiente aconchegante reserva apenas 35 lugares e, durante o verão, são adicionados mais 12 na parte exterior, do lado de um dos canais da cidade. Apesar de não ser vegetariano, o menu conta com muitos pratos feitos com vegetais frescos, que variam de acordo com a estação. Um dos destaques é o pesto da casa, o flan de abóbora e a torta de batata. É preciso fazer reserva para conseguir uma mesa.
Quadri: para comer divinamente, tanto em questões gastronômicas, quanto em relação ao ambiente, o Quadri é a opção perfeita. Ele está localizado na Piazza San Marco, um dos pontos mais bonitos de Veneza e, durante o verão, disponibiliza mesas do lado de fora. As especialidades são venezianas e italianas, com criações dos chefs Max Alajmo e Silvio Giavedoni. Os ingredientes utilizados são frescos e comprados todo dia nas feiras. Não deixe de prova o espaguete à la carbonara, um dos pratos de destaque da casa.
Alle Testiere: situado no coração de Veneza, entre a Praça San Marco e Rialto, o pequeno restaurante serve um cardápio repleto de frutos do mar. Comandado pelo chef Bruno, o menu varia diariamente, de acordo com os produtos mais frescos. O local tem apenas 22 lugares, sendo necessário fazer reserva com antecedência. Um dos destaques vai para o filé de John Dory com molho cítrico e ervas aromáticas. Para acompanhar, há uma excelente seleção de vinhos.
Vini da Gigio: situado à beira de um dos charmosos canais de Veneza, o restaurante serve um menu com especialidade em frutos do mar. Reserve uma mesa com vista para o canal e não deixe de pedir a entrada de peixes e, para o prato principal, o taglioni com pesto e peixe tamboril. Outro destaque é a carta de vinhos, com rótulos excelentes e selecionados a dedo.
Il Rodoto: a poucos metros da Praça San Marco, o pequeno restaurante tem apenas 18 lugares. O chef Gianni Bonaccorsi prepara pratos deliciosos no local. Há a opção de um menu degustação com cinco opções e um menu de almoço que acompanha uma taça de vinho. As opções do cardápio são excelentes, mas não deixe de provar as sobremesas, que ganham destaque na casa.
Osteria Santa Marina: quem procura um jantar especial pode reservar uma mesa no restaurante, que fica próximo à ponte Rialto. O menu serve gastronomia italiana criativa, mas sem pratos muito mirabolantes. Um dos destaques é o ravioli de Robalo com caldo de mexilhão e moluscos, acompanhado de flan de bacalhau e purê de alho poró. O ambiente da parte interior é muito charmoso. Durante o verão, são colocadas mesas do lado de fora.
Corte Sconta: o nome do restaurante traduz a atmosfera do local. “Corte sconta” significa “pátio escondido” e a casa é um dos melhores lugares para comer frutos do mar em Veneza. Por sua localização discreta, poucos turistas conhecem o endereço, sendo muito frequentado pelos moradores. Reserve uma mesa no patio e peça os camarões com polenta ou a massa gnocchetti com peixe tamboril e ervas frescas.
FONTE: PURE VIAGEM.