Livro mineiro conquista “Oscar” da literatura gastronômica mundial
A obra Minas Gerais – Fazendas & Sabores do Leite, de Clésio Barbosa e Patricia Soutto Mayor Assumpção, conquista categoria do
Gourmand Awards.

O queijo mineiro e seu ingrediente principal, o leite, além de tradições da rica culinária de Minas Gerais ganharam ainda mais força com o livro Minas Gerais – Fazendas & Sabores do Leite, o terceiro da coleção de Clesio Barbosa e Patrícia Soutto Mayor Assumpção. Como reconhecimento pela importância da obra, os autores acabaram de ser agraciados com o “Oscar” da literatura gastronômica mundial, o Gourmand Awards.

“Oscar” gastronômico
O Gourmand Awards é a premiação de livros de gastronomia mais importante no mundo e é realizada há mais de 20 anos. Criada pelo francês Edourd Cointreau, e considerado o “Oscar” da gastronomia mundial, é muito respeitado na Europa e na Ásia. A cada ano, a premiação acontece em uma cidade diferente.
Neste ano, o evento, realizado de 5 a 12 de junho em Yantai, na China, contou com a participação de trabalhos de 205 países, dentre eles, 31 oriundos do Brasil.
A escritora Patrícia Soutto Mayor diz que a premiação é mais uma evidência da valorização cada vez maior à produção independente e acredita que a obra teve o merecido reconhecimento por abordar tradição, peculiaridades e histórias: “Tivemos o feeling de escrever um livro que falasse não apenas do leite de vaca, búfalas, ovelhas ou cabras, mas de pessoas e suas histórias com o leite, apresentando receitas e detalhes da produção, revelando curiosidades sobre a cidade e as fazendas”.
O co-autor, Clesio Barbosa, lembra ainda que o Gourmand Awards reafirma a importância e o impacto da cultura e do regionalismo de Minas Gerais para o mundo: “Na mesa dos mineiros, o leite não é opção. É tradição. Nosso trabalho destaca o estado como o maior produtor do país e mostra como é rica a nossa gastronomia, que combina ingredientes simples, como leite, queijo, creme de leite e manteiga, para compor pratos irresistíveis e extremamente saborosos”.