CHEFs CRIAM MENU REFINADO COM COMIDAS TÍPICAS DO PIAUÍ APÓS EXPEDIÇÃO.

Profissionais conheceram de perto o preparo dos pratos típicos.
Festival Gastronômico Maria Isabel, acontecerá em Teresina.

 

Comidas típicas do estado serviram de base para criação do menu  (Foto: Sebrae/Divulgação)

          Comidas típicas do estado serviram de base para criação do menu (Foto: Sebrae/Divulgação)

Aromas, cores e sabores da terra reunidos num cardápio refinado inspirado na gastronomia piauiense. O menu Maria Isabel surgiu das experiências vividas durante a expedição gastronômica de 10 dias pelo Piauí, feita por grandes nomes da culinária como Ana Luiza Trajano, Fábio Vieira, Flávia Quaresma, Mônica Rangel e Neka Menna Barreto, que percorreram destinos no Sul e Norte do estado, além da capital.

Chefs percorreram Sul e Norte do Piauí (Foto: Sebrae/Divulgação)
Chefs percorreram Sul e Norte do Piauí
(Foto: Sebrae/Divulgação)

Na viagem de pesquisa, os chefs conheceram de perto a preparação de comidas típicas e criaram pratos que compõem o menu especial. O cardápio será servido durante seis em um restaurante na cidade de São Paulo e compartilhado pelos profissionais no final de agosto durante o Festival Gastronômico Maria Isabel, em Teresina.

A curadoria do projeto é a chef Ana Luiza Trajano, que comanda um dos mais conceituados restaurantes da capital paulista. Para a ela, a criação do menu Maria Isabel visa a valorização da cultura e dos ingredientes piauienses. “O festival do Sebrae disponibilizou esta troca genuína, na qual os chefs fizessem uma viagem de pesquisa para não somente conhecer as riquezas do Piauí, mas conviver com as pessoas e saber de onde vem os ingredientes. Eu fui premiada e é um privilégio ser a curadora deste evento”, contou.

Para Ana Trajano, o piauiense é um povo generoso, rico em experiência e capaz de fazer tudo com perfeição. A chef explicou que no cardápio compartilhado, cada profissional escolheu um prato que mais lhe encantou durante a viagem.

Carne de sol de carneiro é um dos pratos principais  (Foto: Catarina Costa/G1)
             Carne de sol de carneiro é um dos pratos principais (Foto: Catarina Costa/G1)

A carioca Mônica Rangel, grande representante da cozinha nacional, abre o cardápio com a rosca de polvilho com requeijão de jerimum, queijo coalho e carne de caju, acompanhada por pesto de castanha com coentro e hortelã. Servida como petisco, a criação vem da lembrança das roscas degustadas pela chef durante a pesquisa e remete às suas origens mineiras, trazendo um toque vegetariano.

A banqueteira Neka Mena Barreto, uma das precursoras da gastronomia inventiva no país, brinca que, após a experiência da viagem, passou a conjugar o verbo Piauí, tamanha foi sua admiração, principalmente pela estética da região. Para o menu, a chef preparou o creme e vinagrete de caranguejo com abacate, pimenta cheirosa e crocante de mandioca.

“Para mim foi uma vivência passar estes dias inteiros viajando e agora eu conjugo o verbo ‘Piauí’. O gesto de doar é um ingrediente do piauiense e eu não vou esquecer e eu não sei a mesma depois desta experiência. Nunca vi um caragueijo tão doce como no Delta do Parnaíba e toda vez que comer um agora, vou comparar com o deste estado. Estou apaioxanada”, declarou.

Sobremesa traz variedades feitas a partir do caju (Foto: Catarina Costa/G1)
                    Sobremesa traz variedades feitas a partir do caju (Foto: Catarina Costa/G1)

A criação dos pratos principais ficou sob responsabilidade dos chefs Ana Trajano e Fábio Vieira. Entre as iguarias que mais chamou a atenção da paulista foi a carne de sol de carneiro de Campo Maior, que tornou-se a iguaria mais comentada do cardápio, acompanhada do arroz Maria Isabel e maxixe em conserva.

“Eu acho o piauiense tem uma capacidade de acabamento perfeita, que é refletida na cozinha e com um tempero delicioso. Já vi em todo Brasil pessoas fazendo a carne de sol de diferentes maneiras, mas no Piauí você ver algo além, como os gravetos que eles colocam para o produto ficar reto. É verdadeira arte!”, declarou Ana.

Já o chef Fábio Vieira assina a receita do Capote cozido com creme de milho e leite de castanha e crocante de pregado. Para dar intensidade ao sabor, o chef confitou a galinha e usou o pregado de arroz, um dos sucessos das mesas piauienses.

Grandes nomes da culinária durante apresentação do menu em São Paulo (Foto: Catarina Costa/G1)
Grandes nomes da culinária durante apresentação
do menu em São Paulo (Foto: Catarina Costa/G1)

“Nesse prato eu trouxe uma coisa simples que vi no Piauí e tentei colocar na mesa. Acrescentei por exemplo o leite de castanha no creme de milho e o trouxe o pregado, que é algo maravilhoso existente só no Piauí. Esta experiência me trouxe muita bagagem, porque você está num lugar, participar da produção e experimentar é diferente do que provar de fora, sem saber como foi feito. O capricho este povo faz a comida e como valoriza os seus produtos é fantástico”, contou.

Para finalizar o menu, a chef Flávia Quaresma traz o caju como a estrela do seu quinteto de sobremesa. Em sua primeira visita ao estado, ela se encantou com as inúmeras possibilidades de uso da fruta e a partir criou o bolo de farinha de caju com sorvete de cajuína, doce e redução de caju com creme de coco.

“Em um curto espaço de tempo nós viramos o estado de cabeça para baixo. Eu começo e termino falando do caju, porque tenho adoração pela fruta, que é muito versátil, onde você aproveita a polpa, a casca, o caju e a castanha. A ideia do prato surgiu porque eu não conseguia gostar da cajuína, até provar a do Piauí e me apaixonar. A partir daí visitei uma cooperativa de caju e fiquei chocada com tanta variedade de coisas, que poderiam ser feitas a partir da fruta. Então pensei em fazer um prato com várias expressões que eu vi”, explicou Flávia.

Festival Maria Isabel
A primeira edição do Festival Gastronômico Maria Isabel acontecerá de 23 de agosto a 7 de setembro, simultaneamente em 23 restaurantes de Teresina. O evento envolve também outras atividades como o Chefs na Rua, concurso gastronômico e oficinas com chefs de renome nacional.

Capote, caranguejo e rosca de polvilho compõem outros pratos do cardápio (Foto: Catarina Costa/G1)
Capote, caranguejo e rosca de polvilho compõem outros pratos do cardápio (Foto: Catarina Costa/G1)

“O objetivo desse festival é destacar os sabores e aromas do Piauí, reforçando a diversidade e a riqueza da culinária regional do Estado. A ideia é também incentivar o turismo gastronômico, fomentando a economia local”, afirmou o diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí, Mário Lacerda.

Dentro da programação do Maria Isabel, acontecerá o evento Chefs na Rua, no Parque Potycabana. Uma arena de 520 metros quadrados, totalmente climatizada, será montada nesse espaço, com estandes dos estabelecimentos participantes, apresentações culturais. Os pratos serão comercializados ao preço único de R$ 15 e parte da renda obtida com a venda dos tíquetes será doada à Fundação Padre Antonio Dante Civiero (Funaci), entidade filantrópica.

Durante o evento acontecerá também a final do concurso gastronômico, que acontecerá no dia 23 deste mês no Parque Potycabana, como parte da programação de abertura oficial do Festival Maria Isabel. O concurso é fruto de parceria entre o Sebrae e as instituições de ensino de Teresina, sendo uma forma de incentivar a pesquisa e revelar talentos.

Já as oficinas ocorrerão no auditório do Sebrae, onde serão ensinadas duas receitas criadas pelos grandes nomes da culinária com ingredientes típicos do Piauí. As capacitações, com 200 vagas cada uma, são destinadas a estudantes, chefs, cozinheiros e demais pessoas interessadas em aprender sobre culinária regional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da instituição em Teresina.

Fonte: Catarina CostaDo G1 PI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s