PARATY: OS MELHORES RESTAURANTES DA PRAIA DO RJ.

em

A cidade histórica fluminense reúne restaurantes com o melhor da gastronomia contemporânea, como o Voilà Bistrot, e o Banana da Terra

Voilà Bistrot foi considerado, por duas vezes, o melhor restaurante do Brasil

Voilà Bistrot foi considerado, por duas vezes, o melhor restaurante do Brasil

A costa sul do Rio de Janeiro abriga uma das maiores preciosidades naturais e culturais do Brasil. Emoldurada por um amplo litoral, montanhas verdes e ruas de pedra com casas coloniais, Paraty mistura todo o charme de cidade histórica com uma gama extensa de atrações. O município, situado a cerca de 260 quilômetros da capital fluminense, é a maior prova de que as cidades praianas não encantam somente por suas faixas de areia.

Paraty sedia muitos eventos. A cachaça, bebida símbolo da região, é celebrada em um festival que reúne os melhores aguardentes produzidos nos alambiques locais. A tradicional feira literária (FLIP) também é um ponto forte da cidade, e atrai escritores, intelectuais e curiosos do mundo inteiro. Tudo isso combinado com o Centro Histórico, que abriga dezenas de ruelas estreitas, casarões preservados, atividades culturais, pousadas muito charmosas e a grande maioria dos restaurantes.

A gastronomia, aliás, é outra vocação de Paraty. O local conta com opções para todos os gostos: desde estabelecimentos típicos da culinária caiçara até bistrôs franceses, asiáticos e italianos, incluindo até um restaurante que já foi eleito o melhor do Brasil e um dos 15 melhores do mundo. Uma mistura intensa de sabores, visuais e ambientes rústicos que são até difíceis na hora de escolher o melhor.

Confira, a seguir, a nossa seleção com os melhores restaurantes de Paraty:

Voilà Bistrot – Eleito o melhor restaurante do Brasil segundo avaliações feitas por viajantes no site TripAdvisor, o Voilà fica em uma casa anexa à Pousada Caminho do Ouro e, apesar do espaço pequeno, tem um ambiente charmoso e muito aconchegante. O cardápio é assinado pelo chef francês Christophe Legond que, autodidata, inventou os próprios pratos, incluindo iguarias típicas da culinária da França e ingredientes locais. O resultado é uma mistura inigualável de sabores, com destaque para o filé Mignon ao molho de funghi seco e o peito de pato ao molho de framboesa.

Endereço: Estrada Parati-Cunha, Km 4 – Ponte Branca. Funcionamento: quinta a sábado, das 19h às 22h; em janeiro e fevereiro, todos os dias, das 19h às 22h. Fechado durante o mês de maio.

Considerado um dos melhores restaurantes do mundo, Voilà Bistrot mistura ingredientes refinados e pratos típicos da culinária francesa

Considerado um dos melhores restaurantes do mundo, Voilà Bistrot mistura ingredientes refinados e pratos típicos da culinária francesa

Quintal das Letras – Situado dentro da Pousada Literária, no Centro Histórico, o Quintal das Letras preza pela variedade de pratos contemporâneos servidos em um ambiente que mistura rusticidade e requinte. O menu fica por conta da chef Claudia Mascarenhas, e é composto por pratos da culinária brasileira com toques locais. De entrada, destaque para o delicioso couvert que, além de pães, serve iguarias como “cream cheese de jabuticaba” e “panna cotta de palmito pupunha”. Entre os pratos principais, recomenda-se a barriga de porco pururuca com caramelo de molho shoyu e laranja. Se a preferência for por pratos locais, o “Mexidinho do Mar” – composto por arroz negro, camarões, lulas e outros frutos do mar – é uma boa pedida.

Endereço: Rua Ten Francisco Antônio, 362 – Centro Histórico. Funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 23h; sexta e sábados, das 12h à 0h; domingos das 12h às 23h.

No Quintal das Letras, a chef Claudia Mascarenhas mistura pratos da culinária brasileira com toques locais

No Quintal das Letras, a chef Claudia Mascarenhas mistura pratos da culinária brasileira com toques locais

Punto DiVino – O Punto DiVino é mais um restaurante que mistura toda a simplicidade e o ambiente rústico típico das casas coloniais de Paraty com pratos requintados e uma carta de vinhos para nenhum sommelier botar defeito. Fundado por dois italianos, apresenta um menu com massas, carpaccios, risotos, pizzas e antepastos. Possui dois salões: um interno, com decorações típicas das pizzarias da Itália, e outro externo, em um pequeno jardim com iluminação baixa e música ao vivo.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 129 – Centro Histórico. Funcionamento: todos os dias, de 12h à 1h.

Localizado no Centro Histórico, o Punto Divino é especialista em massas e pratos típicos da Itália

Localizado no Centro Histórico, o Punto Divino é especialista em massas e pratos típicos da Itália

Le Castellet – Carinhosamente chamado de “creperia do francês”, é um dos restaurantes mais tradicionais do Centro Histórico de Paraty. O espaço, apesar de pequeno, é minuciosamente decorado com artefatos provençais, que dão um toque especial à principal iguaria do estabelecimento: o crepe. Aqui, estas deliciosas massas podem ser degustadas acompanhadas de um bom vinho em uma mesa à luz de velas. O cardápio é assinado pelo chef francês Yves Lepide e, por isso, apresenta toques requintados da culinária do país europeu, incluindo carnes e frutos do mar.

Endereço: Rua Dona Geralda, 44 – Centro Histórico. Funcionamento: de segunda a sábado, 12h às 16h e das 18h às 23h.

Apesar de ser especialista em crepes, Le Castellet também oferece pratos à base de peixes e carnes no cardápio

Apesar de ser especialista em crepes, Le Castellet também oferece pratos à base de peixes e carnes no cardápio

Thai Brasil – Paraty também tem espaço para a culinária asiática. O Thai Brasil é especializado em comida tailandesa, e apresenta um cardápio compsto por pratos frescos e leves, pimentas, molhos e ervas aromáticas. O estabelecimento é administrado pela chef Marina Schlaghaufer, que assina não somente o menu, mas também toda a decoração alegre e tropical. No Thai Brasil, destacam-se iguarias como as sopas, as saladas e os frutos do mar.

Endereço: Rua do Comércio, 308A, Centro Histórico. Funcionamento: de segunda a sábado das 18h às 0h.

Thai Brasil oferece o melhor da comida tailandesa em um ambiente colorido e descontraído

Thai Brasil oferece o melhor da comida tailandesa em um ambiente colorido e descontraído

Banana da Terra – O nome não é por acaso. A banana-da-terra é um dos principais ingredientes deste restaurante. A fruta também é o maior símbolo da culinária caiçara (nome dado a antigos povoados da região), a principal inspiração do local. Menos doce, a fruta aparece em inúmeros pratos criados pela chef Ana Bueno, mesmo nas iguarias salgadas. O cardápio é composto por entradas tipicamente brasileiras com um toque gourmet (bolinhos de queijo defumado, pastéis de palmito pupunha, caldo de marisco e anéis de lula são alguns exemplos), além de pratos principais -com carnes, aves e frutos do mar, sem esquecer das bananas e sobremesas. Outro destaque são as caipirinhas, feitas com cachaças paratienses.

Endereço: Rua Dr. Samuel Costa, 198 – Centro Histórico. Funcionamento: segundas, quartas e quintas, das 18h às 0h; sextas, sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h e das 19h às 24; na alta temporada, todos os dias, das 12h às 16h e das 19h às 24h.

Banana da Terra utiliza a fruta que dá nome ao restaurante em inúmeros pratos do cardápio

Banana da Terra utiliza a fruta que dá nome ao restaurante em inúmeros pratos do cardápio

Casa do Fogo – Não se espante com as labaredas nas mesas, esta é uma marca da casa. O restaurante apresenta uma nova proposta em culinária: pratos tradicionais flambados em cachaças produzidas em alambiques de Paraty. A mistura dispensa frituras e dá um sabor sem igual às iguarias, sem falar na exuberância de ver o cozimento especial na sua frente. São os garçons que flambam tudo ali, na mesa. Todas as noites, a música ao vivo deixa tudo ainda mais especial no ambiente rústico do lugar.

Endereço: Rua Coronel José Luiz, 390 – Centro Histórico. Funcionamento: todos os dias, das 18h até o último cliente.

Pratos flambados na cachaça são a marca da Casa do Fogo, no Centro Histórico

Pratos flambados na cachaça são a marca da Casa do Fogo, no Centro Histórico

Shambhala Lounge – Longe do burburinho do Centro Histórico, este espaço rústico é uma ótima pedida para quem quer curtir um ambiente alto astral, contato com a natureza e um cardápio extremamente variado. Gazebos, sofás e pufes nos decks não deixam dúvidas: é um lugar de relaxamento. O menu é composto por pratos saudáveis, com ingredientes frescos e um leve toque asiático, como saladas, frutos do mar selados, massas, sopas e até tacos. Entre as bebidas, além dos sucos, chás, cervejas, destilados e cafés, há também uma sessão de degustação de vinhos. O local ainda abriga um spa.

Endereço: Rua Flávio Gama s/n, Caborê. Funcionamento: de terça a sábado, das 14h às 21h; domingo, das 10h às 17h

Fonte: Pure Viagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s