VIVE LA CUISINE! OS CHEFS QUE MUDARAM A GASTRONOMIA NO BRASIL.

Vive la Cuisine! Livro revela trajetória e receitas dos chefs franceses Troisgros, Suaudeau e Bassoleil

Capa

Vive la Cuisine! ‘Os chefs que mudaram a gastronomia no Brasil’ é uma bela mistura de biografias e receitas que conta a história dos três chefs franceses, de alma brasileira, que mais influenciaram e mudaram a gastronomia no país, desde que desembarcaram por aqui entre as décadas de 1970 e 1980.

Comparados por J. A. Dias Lopes aos “Três Mosqueteiros”, Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Emmanuel Bassoleil têm suas trajetórias de vida contadas e receitas reveladas em livro editado por André Boccato e lançado pela Boccato Books. São 35 importantes receitas reunidas na obra, precedidas por textos biográficos assinados por Guta Chaves e fotos pessoais que encantarão tanto os amantes da culinária desses três “invasores” franceses, quanto àqueles que estão dando os primeiros passos no mundo da gastronomia.

O mais recente livro da Boccato Books explica o processo constante de construção da culinária brasileira profissional, iniciada com a chegada desses grandes nomes da gastronomia. Como as importações eram proibidas quando vieram ao país, não tendo disponíveis as matérias-primas comuns das cozinhas da Europa, foi preciso usar a criatividade. A surpresa foi descobrir novos produtos, tão saborosos quanto os europeus, que passaram a ser usados com a técnica dos grandes nomes da “escola francesa” de gastronomia. Começaram então a frequentar as panelas dos chefs, a mandioca, as frutas como a jabuticaba, a manga, o caqui, o maracujá, os queijos típicos regionais, peixes brasileiros e muitos outros ingredientes, até então deixados de lado por nossos restaurantes.

O conteúdo do livro é subdivido em três blocos de caráter biográfico e cronológico, ilustrados por fotografias de momentos pessoais, entre amigos, familiares, viagens ou na cozinha dos restaurantes por onde passaram, construindo suas vidas por meio da gastronomia. Cada bloco biográfico apresenta ao final, 11 receitas de cada um dos chefs. O livro acaba ainda por brindar o leitor com duas receitas de sobremesas, assinada pelos três.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s