CULINÁRIA MOLECULAR APROVEITA SABORES REGIONAIS.

em

A CULINÁRIA MOLECULAR EM RESTAURANTES BRASILEIROS.

Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília são algumas das cidades onde você pode experimentar a nova tendência gastronômica
A costela faz parte do segundo ato, do menu degustação, do ORO Restaurante
 A costela faz parte do segundo ato, do menu degustação, do ORO Restaurante

Restaurantes de culinária molecular são a tendência do momento ao redor do mundo. No Brasil ainda são poucos os que praticam esse tipo de gastronomia, mas vale ressaltar queum desses, o Restaurante D.O.M, está entre os melhores da América Latina.

Grandes cidades como Rio de Janeiro, terra de praias maravilhosas, São Paulo, famosa por seus bares alternativos, Curitiba, uma das mais sustentáveis do mundo, e Natal, conhecida por suas piscinas naturais, são os lares escolhidos para a nova aposta gourmet.

A maioria dos restaurantes moleculares contam com um menu degustação com no mínimo quatro pratos, sendo todos em porções pequenas. O objetivo desse tipo de gastronomia é oferecer diversos tipos diferentes de combinações, tornando o prato único e divertido. O restaurante ORO e o D.O.M por exemplo, contam com ingredientes surpresas em seu menu.

Veja a seguir alguns restaurantes de culinária molecular:

Restaurante ORO: O restaurante está localizado no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, e conta com uma decoração clean, simples e chique.O Oro é super badalado e considerado número um no Guia Michelin. Sua culinária molecular é toda baseada em pratos típicos brasileiros, a exemplo do açaí e dos peixes de água doce. Vale ressaltar que o menu do restaurante é tipo degustação, contando com opções de cinco a nove pratos, com elementos surpresa em todos. O famoso chefe Felipe Bronze, que já trabalhou em diversos restaurantes, conta com uso de alimentos orgânicos, vindo de pequenos produtores. Não possui site oficial.

Clos de Tapas, restaurante de culinária espanhola, está presente no Guia Michelin
  Clos de Tapas, restaurante de culinária espanhola, está presente no Guia Michelin

Clos de Tapas: Localizado no bairro de Moema, em São Paulo, o restaurante de culinária molecular espanhola contemporânea já esteve presente no Guia Michelin Rio & São Paulo. O Clos de Tapas conta com dois tipos de menu, o tradicional com uma seleção de pratos especiais, e a degustação com oito pratos.

Restaurante Manu: O restaurante, de decoração moderna, está localizado em Curitiba. O cardápio do Manu está sempre variando, e a cada dia um novo menu é oferecido. Vale lembrar que o local conta também com um menu degustação que varia entre quatro, seis ou oito pratos.

Prato Delmônico Barbecue do restaurante Poco Tapas
  Prato Delmônico Barbecue do restaurante Poco Tapas

Poco Tapas: O restaurante Poco Tapas, também em Curitiba, conta com um cardápio com mais de 50 tapas, de modo a agradar todos os gostos. Além disso, possui também um menu degustação que oferece 15 tapas em tamanho reduzido, sendo dez salgadas e cinco doces.

Haná: O Haná é um restaurante japonês localizado na Asa Sul, em Brasília, cujos pratos mais pedidos são os sushis e os de culinária molecular. Além de um buffet de pratos quentes, o Haná oferece sushis moleculares, de segunda a quarta no jantar, e seis tipos diferentes de sushis premiuns diariamente, sendo esses exclusivos da casa, a exemplo do sushi de salmão com espuma de frutas vermelhas e mel.

O restaurante D.O.M utiliza ingredientes regionais amazônicos em grande parte de seus pratos
  O restaurante D.O.M utiliza ingredientes regionais amazônicos em grande parte de seus pratos

D.O.M: O D.O.M, localizado em São Paulo, é obra do chefe Alex Atala e conta com duas estrelas do Guia Michelin. A sua culinária molecular tem um sabor totalmente diferente, já que a maioria dos seus ingredientes são regionais amazônicos, a exemplo de pupunha, formigas e priprioca. O local conta com dois tipos de menu degustação, com quatro e oito pratos. Vale lembrar que o restaurante só atende mediante reserva.

O Bule: Localizado em Natal, Rio Grande do Norte, O Bule é uma ótima pedida para quem quer ter uma experiência gastronômica incrível. O restaurante atende apenas 12 pessoas por vez, e parar marcar reserva é necessário ligar para chefe de cozinha e proprietária do local. É através da ligação que ela saberá o que você gosta de comer e o que tem restrição. O menu é degustação conta com cinco pratos. Não possui site oficial.

O restaurante Sevilliano possui sua decoração toda inspirada na Sevilla
  O restaurante Sevilliano possui sua decoração toda inspirada na Sevilla

Sevilliano Bistro: O restaurante paulista, de gastronomia espanhola, conta com decoração toda inspirada na Sevilla, de onde também vem seu nome. O cardápio, repleto de tapas, conta com um menu degustação totalmente diferente do usual. A chefe Claudia Almeida vai a mesa do cliente, conversa com ele e entende seu gosto, a partir dai sugere opções que ele possa gostar.

Fonte: Pure Viagem.

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: