BACON E LINGUIÇAS PODEM CAUSAR CÂNCER.

em

A Iarc (International Agency for Research on Cancer), ligada à OMS, avaliou que a carcinogenicidade (capacidade de provocar tumores) está presente no consumo de carne processada e de carne vermelha.

A carne processada se refere à carne que tenha sido transformada através de salga, secagem, fermentação, defumação ou outros processos para melhorar o sabor ou melhorar a preservação, como por exemplo, salsichas, linguiça, bacon, presunto, carne enlatada e carne seca. Vale o mesmo para carne enlatada e molhos preparados à base de carne. Já a carne vermelha entra no alerta da OMS por causa dos cortes de músculo de mamíferos.

  Eduardo Anizelli/Folhapress  
Estudo mostra que consumo de bacon pode causar câncer, diz OMS
Estudo mostra que consumo de bacon pode causar câncer, diz OMS

A agência passa a classificar o bacon e a linguiça como produtos do grupo 1, em que as substâncias podem causar câncer colorretal. Esse grupo inclui o cigarro, o álcool e o amianto, em que há “evidência suficiente” de constituírem fatores ligados à incidência de câncer.

Segundo especialistas, risco de câncer colorretal cresce 18% para indivíduos que ingerem uma porção de 50 gramas de carne processada diariamente. “Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal devido ao consumo de carne ainda é pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida”, diz, em nota, o médico Kurt Straif, responsável pela equipe que realizou a pesquisa.

“Tendo em vista o grande número de pessoas que consomem carne processada, o impacto global sobre a incidência de câncer é de importância para a saúde pública”, afirma Straif.

Especialistas afirmam ainda que as substâncias adicionadas durante o processamento podem causar câncer. Isso ocorre porque são usados sal e aditivos químicos no presunto, patê e hambúrgueres para mantê-los conservados.

Já a carne vermelha foi classificada como tendo “evidência limitada” em relação à incidência de câncer e foi listada no Grupo 2A, que contém o glifosato –usado nas plantações transgênicas. A Iarc descobriu relação principalmente para câncer colorretal, mas também para câncer de pâncreas e de próstata.

A inclusão desses alimentos foi realizada após uma profunda revisão da literatura científica realizada por 22 especialistas de 10 países. O grupo de pesquisa da Iarc analisou mais de 800 estudos que investigam associações de mais de uma dúzia de tipos de câncer com o consumo de carne processada ou de carne vermelha. A evidência mais influente veio de grandes estudos realizados ao longo dos últimos 20 anos.

Fonte: Folha SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s