LIVROS: DICAS DO CHEF!

Estes são algumas das sugestões deste mês de Maio.

Em destaque os bons livros POR QUE BEBEMOS LEITE de Almir Meireles e A COZINHEIRA E O GULOSO de Mazzô França Pinto e Thomaz Souto Correa.

porquebebemosleite

Vivemos uma era de extremos e radicalismos alimentares. Atualmente, as redes sociais e a internet propagam numa velocidade inédita teorias, receitas e dietas da moda que, sem qualquer fundamento, elegem produtos milagrosos, que passam a ser vistos como panaceia para todos os males. Para contrabalançar é preciso apontar vilões. Nos últimos anos, com a moda antilactose, o leite e seus derivados assumiram esse papel.

É com conhecimento de causa que o especialista Almir Meireles, esquenta o debate no livro “Por que bebemos leite – Nutrição e História”. Além de economista, o autor trabalhou como executivo de grandes empresas na área de laticínios no Brasil. Sua expertise o levou a escrever artigos em revistas e a publicar sete livros sobre o assunto. Mas ele é o primeiro a reconhecer que não tem sentido levantar bandeiras: “Eu não penso ou defendo que o leite seja um alimento perfeito e completo, como fui levado a crer durante muito tempo, capaz de suprir o organismo, infantil ou adulto, com tudo de que ele precisa em termos nutricionais, sem quaisquer restrições. Como todo o alimento, ele tem qualidades e limitações. Mas é uma alternativa importante numa dieta equilibrada”.

Com esse ponto de partida, Almir Meireles viaja pela história do leite, cujo consumo iniciou-se há cerca de 7.500 anos. Fala dele na nutrição humana, levanta aspectos de conservação, cita as contribuições da pasteurização, aborda a questão das embalagens e da sustentabilidade na produção. A obra fala ainda de qualidade, do mercado e do desafio das empresas. Do ponto de vista industrial, explica características e diferenças do leite em pó, do esterilizado e do ultrapasteurizado, conhecido como longa vida.

Depois de acompanhar o que se publicou na última década sobre a intolerância à lactose, o autor aborda o tema sem constrangimento ou preconceito. E fala também de algo óbvio: dos benefícios do leite. Essa pluralidade, somada a informações precisas e relevantes, faz da obra uma referência no debate contemporâneo sobre o assunto.
almirmeireles
Sobre o autor

Almir Meireles nasceu em Sete Lagoas (MG), em 1950. É economista, consultor, escritor e conferencista. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABVL) e executivo de grandes empresas como Leite Paulista e Grupo Vigor. É sócio-diretor da Brainstock Consultoria Empresarial. E autor de sete livros sobre leite, entre eles: Long Life Milk – A Revolution in Brazil (2011) e Planejamento, qualidade e globalização na indústria de laticínios, 1997-2000, editado em 2000.


Livros A Cozinheira e o Guloso - Conversas de Comer e Receitas de Fazer - Mazzô França Pinto ; Thomaz Souto Corrêa (8578500083)

Thomaz Souto Corrêa apresenta lembranças e considerações sobre seu tema predileto – a comida. Os textos são complementados por receitas criadas por Mazzô. Entre as mais de 80 receitas do livro estão arroz de suã, cuzcuz marroquino, pernil de vitela, cozinhadinho e mousse de queijo-de-minas com compota de casca de jabuticaba, passando pelas tradicionais quitandas mineiras, com sua profusão de bolinhos, biscoitos e broas. O livro traz fotos de Andreas Heiniger.

mazzofrançaethomazsouto
Mazzô e Thomaz Corrêa

diariodoolivier

Introdutor da padaria de estilo francês no Brasil e do primeiro programa de culinária moderna da TV brasileira, Olivier Anquier lança seu primeiro livro de receitas, inspirado no período em que explorou de maneira única e apaixonada os pratos da cozinha tradicional brasileira. Diário do Olivier – As receitas da Bocaina nasceu na serra da Bocaina, um lugar paradisíaco no Vale do Rio Paraíba, onde o cozinheiro  mantém com sua família uma casa de campo desde 1999. No grande fogão a lenha instalado ao centro da sala, Olivier colocou em prática o fruto das pesquisas culinárias que trazia de suas viagens aos mais diversos rincões do Brasil e também a outros países.

Histórias, tradições, cultura, folclore e a paixão de Olivier pelo Brasil são indissociáveis dos ingredientes de cada criação na sua cozinha — detalhes que não poderiam ficar de fora no livro.

Além do cenário muito particular do Diário, com destaque para a casa da Bocaina e o famoso fogão a lenha, a obra traz dicas e pequenas lembranças pessoais grifadas em amarelo, enquanto os passos importantes de cada receita são destacados em negrito. Há também um completo manual de pesos e medidas para esclarecer dúvidas na hora de cozinhar.

Colocando-se no lugar do leitor, pensando no que gostaria de encontrar no livro e na melhor maneira de utilizá-lo, Olivier selecionou opções versáteis, apresentando acompanhamentos que podem, perfeitamente, se tornar pratos principais. A novidade também está na possibilidade de executar receitas vegetarianas, usando diferentes ingredientes e sabores como alternativas indicadas pelo cozinheiro.

olivieranquier

“Com muita honra, alegria e prazer, entrego a você mais este trabalho. Já estava mais que na hora de ‘colocar a mão na massa’ e concluir esta pesquisa de anos, que reúne mais de cem receitas que foram sucesso no canal GNT, quase que desde sua criação. Não foi fácil selecionar e separar as melhores com o cuidado de contemplar quase todas as categorias que a culinária oferece”, afirma Olivier na apresentação do livro, espaço também dedicado a um resumo da sua biografia.

Olivier tem o Brasil como o ponto da virada em sua vida. O país que o encantou, desde sua primeira visita, em 1979,  aos 20 anos de idade, foi o lar que ele escolheu, mais tarde, para seguir sua vocação profissional. Com o sucesso e reconhecimento da primeira padaria francesa, criada por ele em 1995, em São Paulo, o francês mais querido do Brasil ajudou a revolucionar a história do pão no país.

Pelas estradas do Brasil ele foi ao encontro de pessoas em diferentes ambientes sociais, descobrindo a riqueza culinária do país e a identidade cultural brasileira. Olivier não se considera chef e, sim, um cozinheiro que trouxe da França, seu país de origem, segredos da base da culinária francesa aprendidos com os pais e avós. A partir dessa formação, passou a interpretar em sua cozinha, com seu jeito simples, os ingredientes e os momentos que compartilhou durante as viagens.

Conhecida por suas belezas naturais, a Reserva da Bocaina, no Vale do Paraíba, encantou Olivier também por sua história. Com um passado rico e por ter sido uma das principais regiões produtoras de café do Brasil até 1929,  abriga centenas de fazendas e construções em ruínas. Depois de um ano dispendido até encontrar seu “pedaço no paraíso”, uma pequena colina em meio a uma grande fazenda, Olivier levou mais dois anos, entre pesquisas e projetos, para construir a casa.

Sonhava em criar algo autêntico no local, levando em conta a preservação e a valorização do passado. Decidiu ir em busca de uma ruína e reconstruí-la em sua colina obedecendo os padrões da época. É lá que está o precioso fogo a lenha, contruído sob os mesmos conceitos da casa, com o intuito de, segundo Olivier, alcançar a emoção do brasileiro. O fogão a lenha, símbolo cultural e também um meio de restar as suas emoções da infância,  “traz uma história em seu formato, dando aos olhos o prazer do caseiro misturado ao histórico.


comosemculpa
 Que tal deixar os regimes de lado e tornar suas refeições mais leves? Com pequenas mudanças nas receitas, você pode manter todo o sabor de seus pratos favoritos ao mesmo tempo que reduz o teor de gorduras, calorias e sal. Em Coma sem culpa, Angela Nilsen faz exatamente isso, criando versões mais saudáveis e leves de alguns pratos bem conhecidos. Com avaliações nutricionais, fotografias passo a passo e dicas práticas ao longo do livro, você aprenderá habilidades essenciais da cozinha e verá como é possível levar uma vida de alimentação saudável.
angelanilsen

 

Angela Nilsen é ex-editora de culinária da revista Good Food da BBC e renomada autora na área da gastronomia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s