ITAMBÉ É ISENTA SOBRE EVENENAMENTO.

Caso Encerrado

Polícia Isenta Itambé em Caso de Envenenamento

Caso Encerrado

A Polícia Civil de Cuiabá (MT) confirmou que o caso envolvendo a morte de uma criança de 2 anos foi criminoso, isentando o achocolatado Itambezinho. Em comunicado, a polícia esclareceu que “Investigações conduzidas pela Polícia Judiciária Civil, em conjunto com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), apontaram que o menino R.C.S.S, 02 anos, que morreu após a ingestão de uma bebida achocolatada em Cuiabá na quinta-feira (25) foi vítima de envenenamento. Na manhã desta sexta-feira (01) foram presos dois homens suspeitos de participação no evento”.  

Dois suspeitos são presos na morte de criança após beber achocolatado (Foto: Thainá Paz/ G1)
Adônis J. Negri e Deuel R. Soares.

 

Resultado de imagem para anvisa

Ação Desastrosa da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu, por 90 dias, a comercialização do achocolatado Itambezinho após o ocorrido. A decisão foi feita baseada em boatos das redes sociais. A agência sequer analisou amostras do produto, algo feito de imediato pela Itambé, onde constatou-se que o lote não apresentava qualquer problema para consumo. No caso, a mesma Anvisa que permite pelos de rato em molho de tomate, condenou sem base uma empresa inocente. Vale ressaltar que, recentemente, o Portal Giro News contestou a ação da Agência em casos de contaminação. Foram feitas perguntas relacionadas à fiscalização, ao trabalho rotineiro de recolhimento de lotes só após ao consumo. A resposta foi de apenas uma frase: “a fiscalização é uma atribuição das vigilâncias sanitárias dos estados e municípios. As punições estão previstas na lei 6.437/1977”.

Resultado de imagem para facebook

O Malefício das Redes
Casos como este reforçam o cuidado com que devem ser tratadas as informações que se multiplicam rapidamente na Internet, sobretudo nas redes sociais. O efeito dessas viralizações cria verdades corriqueiramente. Vale ressaltar que nosso compromisso diante disso, é seguir não apenas replicando a desinformação, como virou rotina na imprensa em geral, mas esclarecer à todos, sobre o que de fato é verdade.  

Resultado de imagem para itambé

Atitude da Itambé
Importante destacar a postura da empresa diante do caso. Em momento algum a Itambé deixou de prestar esclarecimentos a seus consumidores e clientes varejistas/atacadistas. Assim que surgiram os boatos, realizou análises laboratoriais internas, constatando que não havia qualquer contaminação em seus produtos. A empresa emitiu um comunicado ao mercado informando que mesmo após essas análises, mandou amostras para serem testadas em laboratórios externos e no LANAGRO – Laboratório Nacional Agropecuário – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para reforçar seu laudo. E, em novo comunicado, ressaltou a real informação apurada pela Polícia Civil de Cuiabá (MT).

 

Fonte: Portal Giro News

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s