LES TERROIRS DU VIN de JACQUES FANET

em

Les Terroirs du Vin

Jacques Fanet

É essencialmente a abordagem geológica da noção de terroir tratada aqui por Jacques Fanet. Em geral, este livro pode ser descrito como popular, porque nos faz descobrir os aspectos emocionantes da geologia.
Após uma breve descrição das eras geológicas, a deriva dos continentes, o autor analisa cerca de cinquenta sites franceses (e uma dúzia de estrangeiros), classificando-os por grandes famílias de tipos de solo.
O estudo de cada uma dessas sub-regiões explica muito claramente em 2 ou 4 páginas a formação dos solos e as zonas de implantação da vinha. Estes estudos são freqüentemente seguidos por uma descrição da videira dominante, suas propriedades, mas também suas outras localidades na França e em todo o mundo.
A apresentação é particularmente agradável e luxuosa: mapas, diagramas de corte e fotos são onipresentes e a impressão é de alta qualidade.
O livro não está livre de pequenos defeitos: o texto geralmente menciona lugares que não são mencionados nos cartões, obrigando o leitor a manter um atlas da estrada à mão. Além disso, gostaria de ver alguns aspectos complementares à formação de solos, como a influência do clima sobre esses solos, o papel da chuva, etc.
Pessoalmente, achei este livro realmente gratificante, na medida em que me permite agora dar uma aparência diferente, não apenas nas regiões vinícolas francesas, mas também no solo, o alívio que me rodeia.
Um livro que lê devagar, em pequenas doses, e que vou colocar sem hesitação entre os meus 5 livros favoritos sobre o vinho.

Conheça mais sobre os vinhos e suas regiões:
https://www.chateauloisel.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s